Para muitas crianças tirar a mamadeira, a mania de chupar o dedo, a chupeta ou mesmo aquela fraldinha ou paninho que elas amam, é sinônimo de choradeira e em muitos casos um grande trauma.Mas, na pratica não precisa ser assim, com uma boa estratégia, diálogo, amor e muito carinho se consegue tirar o vicio dos pequenos.
Tenho 4 filhas e todas tiveram o seu vicio : a Júlia tinha o "gogoi" que era um cobertor verde que ela chupava as pontas. A Fernanda chupava o bico da mamadeira e as gêmeas chupavam dedo. Deixei elas com seus vicios até os 5 anos. Quando fizeram aniversário tirei de todas elas, sem problemas, sem choradeira e principalmente sem traumas. Claro que tive que ter paciência, porque nada é do dia para a noite e temos que respeitar os limites e sentimentos das crianças. Mas achei que foi até relativamente fácil.
Tirei o "gogoi" da Júlia, "esquecendo" ele na casa da minha mãe. Conversei com ela dizendo que não tinha como buscar. Redobrei o carinho com ela, porque essas manias que as crianças adquirem quando bebês, faz com que eles se sintam protegidos e descarregam suas tensões.
Já a Fernanda, quando fez 6 anos falei para ela que já estava muito grande para tomar mamadeira e comprei um lindo copo decorado para ela trocar pela mamadeira, ela adorou o copo, mas ainda mamou algumas vezes até largar, tambem não foi dificil, o maior segredo é amor redobrado, diálogo e paciência.
E com as gêmeas foi o meu maior desafio, porque dedo está na mão a qualquer hora e é complicado tirar.
Além de chupar dedo, elas ainda cheiravam o cobertor, tambem onde íamos tinha que levar a "cobertinha" delas. Também quando completaram 6 anos, disse a elas que estavam grandes para chupar dedo e elas diziam que não iam chupar mais, mas aí vinha a recaída. Foi quando a Fernanda ganhou uma cachorrinha de aniversário e tive a idéia de dar as "cobertinhas" para a cachorrinha dormir. Elas aceitaram, mas quando viam a cobertinha queriam pega-la, mas aí eu falava que a cachorrinha tinha dormido em cima dela e feito xixi na cobertinha, elas nunca mais quiseram pegar e por consequência largaram o dedo.
Foi uma grande vitória, não imaginei que seria tão fácil elas largarem o dedo.
O amor, a paciência e o diálogo são aliados poderosos para trabalharmos na vida dos nossos pequenos.

Eu quero participar!
kita_mferreira@yahoo.com.br
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/