terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Check-up anual pode evitar sérias doenças no seu filho




Olá meninas,

Gostaria de abordar um tema muito interessante e que muitas mamães e papais tem certa resistência em faze-lo, mas que muitas vezes é primordial para um diagnóstico e tratamento preciso na vida de seu filho.
Tenho certeza que todas as mamães fazem acompanhamento prediátrico nos seu filhos, mas você já se preocupou em fazer algum exame de sangue por exemplo? Eu como patologista clinica, já presenciei várias vezes muitos bebês e crianças, aparentemente gordinhos e saudáveis com anemias profundas e falta de vitaminas, você sabia disso? E isso pode comprometer o aprendizado e o desenvolvimento neurológico da criança, podendo trazer sérias sequelas as vezes irreversíveis.
Quando for fazer algum exame da criança, é natural as mamães ficarem com dó, mas pense que será para o bem  da criança e na hora da realização dos exames, mostre ao seu filho que é algo necessário e que é para ele não ficar doente. Passe segurança para o seu filho, não mostre fragilidade para ele, para que ele saiba que você está fazendo algo para o bem dele e que você o ama e não quer ve-lo sofrer.
A anemia por exemplo é um problema muito comum nos bebês e nas crianças até 5 anos, que pode ser combatido facilmente com vitaminas a base se Sulfato ferroso. Além dos exames de sangue, é bom que se faça tambem urina e fezes. As crianças começam a descobertas colocando todo tipo de objetos na boca e pode vir a contrair alguma verminose e o exame de urina é importante principalmente para as meninas que tem o orgão genital exposto e pode facilmente contrair uma infecção urinária.
Converse com o pediatra da sua criança e diga a ele que deseja fazer exames complementares de rotina para ver como anda a saúde de sua criança. O ideal é fazer os exames uma vez ao ano ou conforme solicitação do médico.
Graziela Sales
Patologista clinica

14 comentários:

  1. Ah que interessante!
    Eu estava pensando nisso mesmo, agora que a Malu fez 2 anos. Ela nunca fez.
    E lendo essas matéria me convenci mais ainda de que é extremamente necessário.
    Obrigada por este conselho tão importante.
    Bjs
    Ane mamãe da Malu
    aprendendocomamalu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ane, trabalho nesse ramo há muitos anos e realmente vejo isso. Espero que faça os exames da Malu.obrigada pelo carinho e estou te seguindo tambem. Mil beijos

      Excluir
  2. Grazi adorei o seu post.
    Quando fui fazer um checkup do Samuel com 12 meses algumas mães me disseram que não tinha necessidade nenhum expor uma criança de um ano a tamanha brutalidade.
    É mole?
    Bjks pras princesas

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Deia, é justamente essas mães que pensam assim que não pensam nos problemas futuros que essa falta de fazer os exames podem acarretar. Por isso estou conscientizando as mamães para que não tenham esse tipo de problema. Tenho quase 20 anos de laboratório e me deparo com essa situação diariamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Agora que vc falou nisso..o Daniel tem 6 anos e ainda não fez nenhum exame :s Eu já fiz muitos, mas ele ñ !!
    Vamos tratar disso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, nunca é tarde para se fazer um check-up de exames.
      beijos

      Excluir
  5. Oi Grazi,
    Adorei seu post! Muito bem escrito!
    Aqui o papai das meninas sempre fica de olho nisso...Essa função geralmente é dele!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris, é isso mesmo , não podemos descuidar da saúde dos pequenos.beijos
      Já estou te seguindo.beijos

      Excluir
  6. OI Grazi,

    Temos que ter o máximo de cuidado com nossos pequenos neh, Luiza vai fazer o exame dela tb... seguindo de volta!

    http://semijoiasglamour.blogspot.com/2012/02/escova-primer.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly, é verdade, nossos pequenos são muito frageis e devemos ter atenção redobrada. Obrigada pela força. Sempre comentarei o seus posts tambem.beijos

      Excluir
  7. Boa dica... na próxima consulta vou falar com a pediatra.
    Mto lindo seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, é importante mesmo conversar com a pediatra do seu bebê. São coisas pequenas que podem causar grandes problemas.Obrigada pelo carinho. beijos

      Excluir
  8. Adorei o seu post prima.
    Vou postar domingo no Recanto pode ser?
    Bjks
    Andréia

    ResponderExcluir
  9. Eu odeio fazer check ups, morro de medo de encontrar o que eu nao quero!!! Mas se tratando do pequeno, sempre quero inteirar... Pois me senti super sentida, porque quando ele nasceu nao fez o teste do pezinho ( Negligencia de hospitais de Feira de Santana, onde eu morei na epoca), mas depois conforme ele foi crescendo fomos realizando outros tipos de exames e observamos que ele esta muito saudável...Beijos querida!

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.