quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Incentivando as crianças na volta ás aulas

Enfim compramos os materiais da escola, as meninas estão super empolgadas com os novos materiais e super animadas para a volta ás aulas.


A volta ás aulas é um momento onde as crianças devem ser incentivadas a estudar e a curtir os momentos na escola, fazer novos amigos e reencontrar os antigos e incentivar a leitura principalmente. 
Mostrar a criança o valor dos estudos em todos os aspectos da vida. 
O saber é uma riqueza que se adquiri com o tempo e que se tem a vida toda.
A criança deve ver o estudo , bem como a leitura,  como algo prazeroso e não como obrigação, como algo que vai abrir portas de um mundo novo, as vezes lúdico, as vezes realista, com muitas descobertas e lições a serem aprendidas, bem como respeitar as pessoas, os professores e os colegas e desenvolver atividades em grupo.
Nós pais devemos nos preparar para sempre incentivar nossas crianças na escola, saber valorizar cada desenho, cada tarefa da escola, e se corrigir algo de errado, o faça com amor e mostrando a criança que o que está sendo feito por ela, para que possa melhorar sempre. 
Nunca critique seu filho e nem o compare com outras crianças.
Tenha paciência em ensinar os deveres de casa e sempre pergunte a criança como foi o seu dia na escola, mostre a ele que está muito interessado(a) em tudo que ele(a) faz. 
Elogie seu filho, elogie a letra, a leitura, os desenhos, para que ele se sinta motivado a estudar mais e dar melhores resultados na escola.
Não faça o dever para o seu filho e nem fale pra ele as respostas do dever de casa, incentive-o a pensar e dê dicas, use brinquedos e objetos do cotidiano para ensina-lo, de forma que ele ache a resposta sozinho e quando isso acontecer, parabenize-o para que se sinta mais incentivado em fazer os deveres de casa e da escola.
O papel dos pais é fundamental para o desenvolvimento das crianças na escola e na vida.
O incentivo não é fazer com que a criança tenha um super-ego ou se sinta auto-suficiente e melhor do que os outros, mas faze-la se sentir importante, amada e capacitada a fazer tudo aquilo que vier as suas mãos.  
Esse foi o meu recado de hoje.
x_3c7ea6f1

6 comentários:

  1. É verdade amiga. Ótimas dicas. Temos que incentivar mesmo
    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  2. Oi Grazi, é isso mesmo. Nessa volta a escola é época de reforçar o incentivo, a empolgação e o ânimo para os etudos. Aproveitar qe as energias estão renovadas e mostrar a importância de se estudar com prazer e alegria.
    Aqui também já compramos os materias.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É bem isso!!
    tem que incentivar..
    Alanis aaaaama a escolinha, a nossa sorte..rs
    adorei o post!
    ja te seguindo
    " )
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este incentivo é muito importante. Lembro que minha mãe sempre revisava meu caderno pra ver como andavam as coisas. Do meu irmão cobrou menos e ele nunca foi tão interessado como eu.

    Bjs

    http://www.matheusmeucoracao.com/

    ResponderExcluir
  5. com certeza devemos incentivar nossas crianças a irem para escola, mostrando as elas que lá não é nenhum bicho de 7 cabeça, devemos incentiva-los deste de cedo. adorei o post e também seu cantinho.
    estou te seguindo e quando puder nos faça um visitinha.
    Um super beijo da Adelaine e do Pedro
    http://pedroantoniog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aqui tbm já foi td comprado e já entrega na escola, e aparentemente o Gui está empolgado com a volta, ainda mais que já tivemos a 1ª reunião e ele encontrou o amiguinho dele e foram conhecer a sala nova

    Boa volta as aulas para as meninas
    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.