Até pouco tempo atrás tinha 4 meninas em casa, agora são 3 meninas e uma moça. Sim, minha princesa Júlia ficou mocinha.
Eu já havia notado que a menstruação dela já estava para vir a qualquer momento, por causa das variações de humor e na mudança do corpo. Mas, mais que um sangramento mensal é o fator psicológico. Ela teve muitas alterações de humor, de chorar e rir quase ao mesmo tempo, de ficar nervosa e sem paciência ao extremo (coisas de TPM).
Para as jovens toda mudança é dificil, justamente por causa dos hormônios que causam um turbilhão de mudanças no corpo e consequentemente variações de humor.
O diálogo nessas horas e mostrar preocupação são fundamentais nesse momento de mudança de menina para mulher. Eu até exagerei um pouco, cuidei dela como se ela estivesse doente, ligava do trabalho pra saber como ela estava se sentindo, se estava com cólica e etc. Coisa de mãe, né?
Mas o mais importante mesmo, por mais comum que seja para nós uma menina ficar menstruada, para quem fica é um momento novo, de mudanças, de maturidade, de um novo ciclo que começa.

Nós mães por mais que nos sentimos preparadas para isso, não deixa de ser tambem algo novo, começamos a enxergar nossas filhas de maneira diferente, nos concientizamos que agora temos uma mulher em casa, que com o passar dos dias vai amadurecer mais. Além da questão da sexualidade que começa a aflorar nesse novo ciclo.
Começo a me preocupar com namoro, relacionamentos e procuro falar desses assuntos com a Jú, sem meio termos. Falo sobre sexo, gravidez na adolescência e todos os assuntos relacionados a namoro. Ainda mais que hoje em dia os namoros não são só beijinhos como no meu tempo.
O coração da mãe fica na mão, o do pai nem se fala, mas estou curtindo essa nova fase da minha filha e procuro ficar amiga dela mais ainda.
Até o próximo post.
beijos
Você está certíssima em conversar e ser sempre a melhor amiga dela.
ResponderExcluirParabéns a nova mocinha da casa.
beijos
amiga também já converso muito com a minha
ResponderExcluirela tem 09 anos e falo de tudo
com cordo contigo
lindo dia
Nanda
beijokas
Sendo a mãe da Isa e da Gabi
Google+Nanda
Ai gente, como é bom e ruim ao mesmo tempo ver nossos filhos crescerem né? rs
ResponderExcluirOlha, ai se todos os pais fossem como você, tivesse esse diálogo aberto com os filhos, muitas deixariam de engravidar, como sexo é um assunto tabu nas famílias, incrível!
Bjs