terça-feira, 26 de junho de 2012

Autoridade dos pais







Falar de autoridade não é um assunto muito fácil de se tratar. Muitas pessoas confundem autoridade com autoritarismo e por causa disso tem se perdido valores a respeito dos pais com os filhos e os filhos com os pais. 
Vivendo numa sociedade permissiva e que não se pode corrigir a criança como se deve, muitos pais se colocam no lugar dos filhos e os filhos no lugar dos pais, fazendo uma inversão totalmente errada de papeis. Os pais dão uma ordem que o filho não obedece e o filho impõe algo que os pais até acham errado de se fazer mas acabam acatando a imposição dos filhos para não aborrece-los. Diante disso vejo muitas mães reclamarem e chorarem por causa da conduta dos filhos, muitos sem limites e sem educação para se comportar diante das pessoas e até da sociedade.
Os pais  tem por obrigação de mostrar aos filhos que a mãe e o pai tem autoridade suprema sobre os filhos, eles gostando ou não.
Tem algumas situações de crianças que fazem pirraça, gritam e deitam no chão até conseguirem o que querem e os pais não tomam uma atitude de autoridade para mudar a conduta dos filhos, crescendo crianças sem limites e até sem valores Hoje em dia  muitas mães que trabalham fora e se sentem culpadas por isso, acham que tem que permitir tudo para os filhos, dar tudo a eles sem limite e fazer todas as vontades do filhos. Os filhos tem que aprender desde de cedo a ouvir "não" e a obedecer uma ordem.
 O exercício da autoridade começa bem cedo, assim que a criança começa a entender os comandos de "sim" e de "não" dos pais. 
Estamos vivendo na terra do pode tudo e não adianta ensinar valores para nosso filhos , se não exercemos autoridade sobre eles. Quando eles entendem que tudo que ensinamos é com autoridade, eles entendem que aquilo que ensinamos e impomos para eles tem que ser feito.
O Autoritarismo tambem é completamente errado, não é dizer para o filho que tem que fazer isto ou aquilo, sem explicar porque, gritando e brigando ou colocando medo nos filhos com ameaças.
Autoridade é mostrar amor, é companheirismo, os pais que tem autoridade sobre os filhos passam segurança para eles. Não precisa gritar para mostrar autoridade, é simplesmente ter firmeza e segurança naquilo que está sendo ensinado ou imposto para os filhos.
Quando os filhos forem grandes e independentes se lembrarão da educação sólida e firme que os pais deram e serão filhos felizes e gratos aos pais pela autoridade em que foram educados.




24 comentários:

  1. Concordo em tudo com suas palavras! Mas mostrar a autoridade não é fazer com que a crinaça tenha medo como alguns pais pensam1 bj estou te seguindo!

    http://amordemaematerno.blogspot.com.br/2012/05/sorteio-com-parceria-girassol.html

    ResponderExcluir
  2. texto maravilhoso!! nossos filhos precisam desde cedo saber respeitar não só aos pais mas tb a todos os que estão a sua volta! bj http://maedolucasdavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fato amiga, muitos confundem medo com respeito, quero ser amiga dos meus filhos, mas nunca refem, quero que eles tenham respeio por mim nunca medo, me faça uma visitinha bjoss
    .http://nossasvidaaascomosgemeos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. facil não é mas é uma misssão que os pais não podem desistir (hoje na escolinha da bela foi reunião do 1 semestre e as educadoras diziam exatamente isso que você escreveu)

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Grazi excelente, vivendo e aprendendo, tudo na medida certa e muita cautela, importante fazer com que eles saibam e entendam respeitar. Beijos
    Cléo

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe e meu pai nunca me bateram.... e sempre conversaram comigo e com minha irmã. Até quando se separaram, minha irmã com 4 e eu com 8, falaram tudo. Eu, nunca fumei, nunca usei drogas, sempre estudei e terminei até a pós graduação.... A frase final é perfeita:
    "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
    BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Graziela,
    adorei o post!
    Concordo demais!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esta certíssima!!
    E tem gente que ainda acha que não é necessário corrigir 'porque é criança, não vê maldade no que faz'.
    Limites a gente põe desde cedo com amor e respeito.
    Quanto mais tarde deixar para educar, pior fica.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Aqui em casa, qndo é necessário dizemos sim não ao Gui, mas sempre explicando o porque, pois achamos que não basta só dizer o "não", ele tem que saber o porque não deixamos ele fazer isso ou aquilo, para aprender desde cedo o que é certo e o que é errado, para justamente não acontecer de se tornar uma criança sem limites e achando que pode tudo o que quer.

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Concordo, concordo e concordo!
    Adorei
    Temos sempre que manter a nossa autoridade em casa

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Concordo, devemos ter bom senso para que tudo seja feito na medida certa, nem mais, nem menos! Prazer em conhecer seu blog, beijos Karina http://kcamaeartesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e concordo. O Bruno esta pequeno, com uma fase dificil, onde ele sabe verdadeiramente o que quer, tem um temperamento super dificil, confesso que me preocupo muito em educalo corretamente, que Deus me de sabedoria! bjs

    ResponderExcluir
  13. Perfeito o seu texto!!!
    Vc disse tudo, e estou com vc!!!

    Adorei o post!!!


    Tem um sorteio rolando la no meu blog espero que participe!
    http://demamaeursa.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-saudades-de-mamae.html

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Vi seu blog no compromisso das mamães blogueiras. Não faço parte da lista, mas seria legal se nos visitássemos de vez em quando. O que acha?
    Gostei bastante do seu post. Tem muita gente que confunde autoridade com falar alto, gritar... e eu acho que, quem tem autoridade de verdade, não precisa nem chegar perto disso. Espero conseguir ter essa relação com minha filha quando ela for mais crescidinha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim está ok, vou adorar te visitar sempre tambem, sópeço que deixe o link pra mim porque fica mais fácil.
      beijos
      Grazi

      Excluir
  15. Autoridade nunca é demais. Só tem que sabar a hora de usá-la com moderação.
    um fim de semana abençoado.
    bjokas.

    ResponderExcluir
  16. Oi Grazi, tudo bom? Vi que vc comentou meu post dos memes lá no Recanto das Mamães Blogueiras e passei aqui pra agradecer o comentário por lá. Que bom que você gostou! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie Grazi,
    você falou tudo.
    Eu ainda sou muito permissiva, mas aos poucos vamos regrando as coisas.
    Bjks pra você e princesas.

    ResponderExcluir
  18. Oi flor.. obrigada pela visita em meu blog.. e boa sorte no sorteio!
    Está rolando outro sorteio tbm lá no blog, esse daqui: http://sempree-bela.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-de-inauguracao-do-sempre-bela.html

    Participa tbm.. já vou te seguirr :)
    BjBj..

    http://sempree-bela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. dificil mesmo!
    tenho filhos e sei como é dificil educa-los!sei nao ser impossivel,mas temos q insistir sempre!
    bj*

    ResponderExcluir
  20. A autoridade dos pais é essencial.

    ~ Flor, eu queria saber se está interessada em um layout (design) para seu blog ficar mais lindo do que já é. O trabalho é profissional, me envie um e-mail, por favor, para conversarmos melhor, pode ser ? --> encomendelayouts@hotmail.com <--

    Obrigada ! Beijos =*

    ResponderExcluir
  21. OI Graziela, voltei por aqui para saber se tinha novidades.
    Uma ótima semana para vocês.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Essa questão de autoridade é muito difícil mesmo. É preciso mta sabedoria de Deus para nos auxiliar, não é mesmo? Obrigada pela visita no meu blog! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.