segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sedentarismo nunca mais



Sempre gostei de praticar atividade física desde bem pequena. 
Já fiz aulas de balé, jazz, jogava na escola vólei e handebol. 
Depois que as meninas nasceram, nasceu na minha vida também o sedentarismo e o sedentarismo além de ser prejudicial a saúde pode desencadear várias doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial, e  nos deixa mais vulneráveis a desenvolver depressão.
 Na minha cabeça, ficar pra lá e pra cá cheia de afazeres, ia valer como atividade fisica, já que andava muito.
Quanto minha primeira filha ficou um pouco maior, até entrei na academia, mas nunca gostei.
Acabei desistindo, uma, por causa de tempo e outra por não gostar mesmo de academia.
O tempo foi passando e vieram a segunda filha e depois as gêmeas, aí que ficou fora de cogitação fazer qualquer atividade física., embora até começava várias vezes a fazer caminhada e sempre parava, com várias desculpas : está chovendo, está frio, muito calor, quem vai olhar as meninas, etc..
Até que ano passado quando tive um problema sério na coluna, o médico disse que enquanto eu viver, tenho que fazer uma atividade física para fortalecer a musculatura, principalmente na região da coluna.
E quando eu fiquei afastada do trabalho, consegui enxergar que precisava de um tempo pra me cuidar, não só da aparência mas também da minha saúde física e mental.
Então entrei na hidroginástica, estava até gostando, fiz alguns meses e estava começando a desanimar, foi quando me decidi : Vou fazer natação.
Fiquei um pouco com receio, não sabia se ia dar conta, mas mesmo assim decidi me arriscar.
Já tinha alguma noção de natação, mas nadava mesmo para não me afogar, pois técnica nunca tive.
No inicio achei que não ia dar conta, que não conseguiria chegar no nível dos outros alunos e ficava extremamente cansada e como sofro de asma, aí pensei que natação não seria para mim, mas aí me descobri, estou amando fazer natação e é o esporte que mais gosto.
Já estou adquirindo resistência e já consigo nadar 1000 metros em 45 minutos. Os treinos são puxados, como se fosse treinamento de atletas.
Quanto estou na natação, me desligo de tudo,dos problemas, do mundo, é só eu e a piscina.
E um tempo dedicado 100% para mim.
Estou muito feliz e incentivo a voces mamães a buscarem uma atividade física que goste e tire esse tempo pra voce. 
Exercício físico não é bom somente para o corpo é bom também para a mente, para a auto-estima e sem contar que são liberadas substancias que agem no humor.

x_3c7ea6f1

7 comentários:

  1. Olá Grazi que bacana, quando nos cuidamos,estamos de um certo modo cuidando de nossos filhos,porque a gente se sente,muito melhor,mais relaxada,parabéns pela iniciativa hein,vou seguir teu exemplo.bjosssss!!

    Ana Paula Miranda Sousa do Baby kids Amor Materno

    ResponderExcluir
  2. preciso MUITO criar vergonha nesta minha cara rsrsrs (parabéns viu)

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu estou precisando tb, temos que nos cuidar e adorei a indicação da natação, deve ser muito relaxante. Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  4. Se você disse que se desliga de tudo que vai à natação, então você disse com verdade que está amando o esporte e é o que mais gosta. Ás vezes eu penso sobre sedentarismo, desde que comecei a trabalhar nunca mais pratiquei nenhum esporte (tocar violino e flauta não é esporte rsrsrs)e isso faz anos; realmente eu necessito de planejamento porque vira e mexe já senti palpitações no coração e quando isso acontece eu penso em sedentarismo quanto mais que meu trabalho é 8 horas sentado! imagina...
    Graziela estou seguindo seu blog agora, te vi pelo agenda do blog e também achei bem estruturado e escrito os post; quando tiveres tempo visite e siga meu blog, será um prazer.
    abraços e fique com Deus !

    www.ezequiel-domingues.blogspot.com

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Eu tb entrei ao não sedentarismo.
    Faço academia todos os dias.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita no Recanto das Mamães Blogueiras no meu post sobre Como Ajudar seu Filho a ter Sucesso.
    Bjks
    Andréia Sales
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.