terça-feira, 13 de março de 2012

A influência da música na vida dos pequenos





Olá meninas,
Hoje quero falar de algo que amo : a música, mas assim como tudo na vida tem a parte boa e a parte ruim.
Desde que nascemos e nos entendemos por gente, a música se faz presente em nossas vidas.
Já na gravidez colocamos músicas para nossos bebês ouvirem e já é cientificamente comprovado que os bebês a partir do segundo trimestre de gestação já ouvem, por isso quando colocamos músicas na gravidez para o bebê ouvir, quando ele nasce e ouve essas mesmas músicas, eles se acalmam.
Hoje em dia temos que tomar cuidado com que os nossos filhos ouvem e até dançam, pois muitos pais acham bonitinho a filha ficar rebolando e o filho ficar fazendo gestos obscenos na dança, o que a maioria das musicas de hoje ensinam, isso é perigoso, pois pode trazer uma influência muito negativa para o carater da criança e no comportamento tambem. Tem muitos meninos na escola que ficam agarrando as meninas, acham isso natural, porque todo mundo faz e a musica ensina.
Gostaria de deixar claro para as mamães que não sou contra a nenhum tipo de ritmo musical, sou contra a letra de varias musicas que fazem apologia ao sensualismo, a imoralidade, ao crime , a bebedeira e as drogas. Pois a criança está na fase de descoberta e a música tem esse poder de atrair a pessoa, talvez a letra seja ruim, mas a melodia encanta, aí quando se dá conta que esse tipo de música pode ser prejucial, pode ser tarde demais.
A música tambem pode ser um ótimo instrumento para ajudar na fala da sua criança, pois ouve a música e logo aprende a cantar e cada vez mais canta pronunciando as palavras corretamente, ajuda tambem na expressão corporal da criança atraves da dança.
Tem músicas educativas que ensinam a criança a contar numerais, contar estorinhas e musicas com dancinhas.
Procuro colocar músicas para as meninas, que falam de amor, amizade, fé, gratidão, somente coisas positivas e que possam ensina-las algo de bom, elas adoram cantar e dançar, as vezes quando chego do trabalho elas falam : - Mamãe nós vamos dançar uma música que ensaiamos. Aí eu fico vendo a apresentação delas, especialmente feita para mim, o que amo de paixão, pois além de ser bom para elas é uma forma de demonstrar o amor delas por mim.
A música fará parte de nossa história pelo resto de nossas vidas, quando começamos a namorar, no dia do casamento, no dia do nascimento de um filho, em uma data especial, sempre haverá uma música que contará um pouco da nossa história.
Beijo no coração.


10 comentários:

  1. Falasse tudo!
    É bem isso mesmo!
    Eu acredito piamente nas influências da televisão e das músicas.
    Também não acho legal ficar incentivando certo tipos de dança não. Quando tem 2 anos é fofa, mas e quando tiver 15 vc vai brigar por ela estar fazendo algo que vc mesmo ensinou?? Como fica, hein??
    Ótimo post que faz pensar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Temos que influenciar nossos filhos com a música sim!! Belo post!!
    Obrigada pelo super carinho lá no blog ;)

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. OI Graziela,
    nós por aqui também adoramos músicas. Coloquei muita música para as minhas meninas durante a gravidez, tive música na sala de pato, tinha música ambinte no quartinho delas. E é impressionante como na adolescência a relação com a música fica mais forte.
    É importante cuidarmos das escolhas enquanto temos esse domínio. Assim podemos passar os valores.
    Adorei o post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Samuel já nasceu ouvindo Música.
    O papai é maluco por clips e curte música alta.
    O garotão já começa a dançar quando escuta uma.
    é uma comédia.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Sabe que na gravidez eu escutei muito aquela música da Calcanhoto que na verdade o Claudinho e Bochecha que compuseram... Avião sem asa, fogueira sem brasa... sou eu assim sem vc... e Quando Sophia nasceu e a escutava ficava calminha... coisa linda!
    Música é tudo! bjosss

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a musica, eu amo cantar, desde que o Bruno era novinho, recem nascido que canto para ele adormecer e ele adora!!! Amo musica! bjs
    http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  8. Que ótimo post, meus filhotes ouvem musica desde a gestação. eu adormecia ouvindo aquele cd da natura. E até hoje ouvem musica todo dia, são uns dançarinos

    bjocas, Cléo - Donamaricotafeliz
    Compromisso Mamães Blogueiras

    ResponderExcluir
  9. Sabe que meus filhos dormem com música desde RN até hj!? Meu marido é músico e filho de músico, tá no sangue, nem tem como escapar! Música inclusive deveria ser matéria escolar obrigatória! Indico o livro "A música e o cérebro" que traduz perfeitamente a importância dela pro desenvovimento seja cognitivo, motor e afins.

    Bjkas! =)

    ResponderExcluir
  10. Meu filho é alucinado por música!!! Em muitas ele até dança. A coisa mais gostosa da mamãe!!!
    Já está comprovado cientificamente o quão boa é a música para os pequenos, desde mesmo a barriga da mãe!!!
    Beijos,
    Bárbara
    www.babydicas.com.br

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.