quarta-feira, 7 de março de 2012

Ser mãe de uma adolescente

Olá meninas,
Hoje quero compartilhar um pouco da minha vivência com minha filha adolescente.
Os adolescentes de hoje não são muito diferentes dos adolescentes de antigamente, sofrem os mesmo conflitos, os mesmo picos hormonais, as mesmas variações de humor e se acham muito espertos e sabidos quando na verdade ainda não sabem nada da vida.
Eu procuro conversar muito com a Júlia sobre todos os assuntos, principalmente agora que já está saindo com os amigos e tento alerta-la para certas coisas que passei na minha adolescência que não gostaria que ela passasse e outras mais que acontecem no momento, que são adolescentes que se tornam mães muito cedo ou que se tornam dependentes de drogas e alcool o que pode comprometer o futuro dela pelo resto da vida. Oriento  na questão dos estudos para que ela alcance os seus objetivos pessoais e tenha uma vida estruturada.e principalmente,  ensinar valores cristãos baseados na Biblia sagrada, que ensina como o jovem deve se comportar perante os pais, perante as pessoas e principalmente perante Deus.
As vezes somos amigas, as vezes mãe e filha porque de vez em quando tenho que passar sermão mesmo, as vezes conversamos como seu eu fosse da idade dela, as vezes ela quer brincar, as vezes chorar, as vezes ficar emburrada reclamando de tudo, mas tento mostrar para ela que sua melhor amiga vai ser sempre eu, a sua mãe, que já tem vivencia da vida e que já passou por todas as etapas que ela está passando e que não importa a situação que ela sempre pode contar comigo. 
Não é fácil entender o que se passa na cabeça de um adolescente, as vezes nós mães somos mal compreendidas por nossos filhos e nós mães não compreendemos bem nossos filhos adolescentes, sem contar que muitas coisas que passam na cabeça deles, eles vão entender só depois que se tornarem mães e pais, eu sei porque comigo foi assim. 
Nunca podemos nos esquecer que a partir do momento em que nos tornamos mães, a educação dos filhos é a maior responsabilidade que temos. Porque a educação dos filhos vai muito além de ensinar bons modos, ler e escrever, os filhos precisam ter referência de mãe e pai, principios e valores, bom caráter, honestidade, humildade, fé e temor a Deus e isso  só os pais podem ensinar.

Mil beijos

21 comentários:

  1. Como eu queria voltar no tempo e fazer um pouco diferente.
    Por que não damos ouvidos ao que nossos pais dizem né?
    Temos que sermos mães, dar a cara a tapa pra entender um monte de coisas, mas sabe que faz parte do processo? rsrrs
    A Julia tá linda e tenho certeza que muito bem encaminhada, talvez até melhor do que nossos pais fizeram por nós pois antigamente as coisas não eram tão complexas e amplas como são hoje.
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Déia eu tambem queria, hoje vejo o quanto de trabalho dei para meus pais. Mas tento não errar com a Julia e tenho certeza que Deus sempre me ajudará.beijos

      Excluir
  2. Ahhhhhhhhhhh
    Como é difícil...
    Lembro da minha adolescência, nem sempre queria ouvir minha mãe... e penso que um dia passarei isso com a Maria Luiza...
    Que Deus sempre nos dê sabedoria.
    Deus abençoe vcs...
    Bjs
    Ane mamãe da Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém amiga, precisamos de muita sabedoria mesmo. Pois não é fácil.
      Obriga pelo carinho.beijos

      Excluir
  3. Querida se numero em nossa parceria é 1802, seja bem vinda, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma de 12 e um menino de 5. E é isso mesmo que você disse amiga, temos que ter muita sabedoria pra conduzir nossos filhos pro bom caminho. E como fui mãe cedo, talvez seja um pouco mais fácil por não estar tão distante da fase deles!!

    Super beijo

    Carol
    http://thenailsmagazine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sou mãe de dois adolescentes. Recentemente fiz uma homenagem ao meu blog com o seguinte título SER MÂE!!!. Passe e deixe seu comentário acho que encaicha perfeitamente na sua declaração.Chorei muitooooooo.
    http://cantinhodatoninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Lindo post! Eu quase deixei minha mãe careca durante minha adolescência. Já vejo traços do meu comportamento nessa fase. Me dá medo..ela só tem 10 anos!!! Mas vou tentar encarar essa fase de uma maneira mais tranquila...não repetir os erros que minha cometeu. Mas sei lá...acho que não será nada fácil!! bjos

    ResponderExcluir
  7. UAU!! Jamais imaginei que você fosse mãe de uma mulher, hahaha, porque vamos combinar ... as meninas de hoje passam de crianças para mulheres! Já tem corpo, atitude, sonho e vontade de gente grande! Parabéns!

    Beijos, Má
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  8. Parecem irmãs, coisa mais linda!!!!
    fico só imaginando eu e minha princesa, com meu princepe do lado, ehhhhhh

    Adorei a visita!!!

    bjocas e parabens pelo top!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai que linda!! Amo ser mãe de adolescente!! É muito bom!!
    Feliz dia internacional das mulheres

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, vim retribuir sua visita e adorei seu blog, tbm sou mãe de um adolescente e é mta responsabilidade! mas é gratificante e lindo! Sua família é muito linda!
    bjks
    http://meumundorosamel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. oi amore, vim retribuir sua visita...e te seguir....bjos

    ResponderExcluir
  12. OI Graziela,
    realmente ser mãe de adolescente não é fácil não. Temos que ter muito diálogo ser amigas mas também saber que o papel de mãe é o principal a ser exercido e se precisar deixar e ser a amiga para ser a mãe durona, temo que fezê-lo.
    Te entendo bem pois passo por isso por aqui. Também falo sempre, para a minha filha, que a melhor amiga dela sou eu.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa menina, você é uma super mãe... 4 meninas? meu Deus... já sofro com 1 menino aqui em casa...hahah adorei o blog... Beijos Thais (www.asdeliciasdodudu.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  14. Parabéns , sua filha é muito linda!Também sou uma das Blogueiras Unidas, meu n é o 987 !Ja virei sua seguidora, quero te convidar para conhecer o meu blog e me seguir tambem!
    http://www.aprendizdecabeleireira.com/
    "

    ResponderExcluir
  15. Muito bom post, gosto de ler o que voce escreve, porque mesmo o Bruno com nem dois anos ainda, eu ja me pergunto, como irei me portar em sua adolescencia... Beijos Bom fds!
    http://www.meufilhominhavida.com/

    ResponderExcluir
  16. muito bom post...menina fico pensando eu tenho quatro meninas, e ela praticamente chegarão juntas nesta fase, tenho muito que aprender.
    me faça uma visitinha:http://eueasquatro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Amei o post. Tenho uma irmã adolescente e me preocupo muito em orienta-la.
    E claro sempre fico pensando como será quando a Malu estiver nessa fase, mas como vai demorar muito(assim espero, que o tempo passe devagar) vou continuar incentivando a minha maninha a se aceitar, estudar, ir atrás dos seus objetivos e não deixar ninguém a coloca-la para baixo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Ola adorei seu blog muito criativo, e ao mesmo tempo educativo, parabens.
    BEIJOS.
    Va me fazer uma visita vou adorar.
    Beijos;

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.